Share |

40 anos de 25 de Abril na nossa cidade (sessão solene)

Decorreu hoje, no cine-teatro Joaquim de Almeida, sessão solene, comemorativa dos 40 Anos do 25 de Abril. A declaração Politíca do Bloco de Esquerda, lida pelo nosso Camarada Bloquista, Avelino Carrasqueira: 

"Sr. Presidente da Câmara, Sras. e Srs. Vereadores, Sra. Presidente da Assembleia Municipal, Sras. e Srs. Deputados Municipais, Srs. Presidentes de Juntas de Freguesia, Sras. e Srs. Autarcas de Juntas de Freguesia e Assembleias de Freguesia, Exmos. Srs das demais entidades oficiais aqui presentes, minhas Sras e meus Srs, a todos uma muito boa tarde.

                Enquanto menbro do Bloco de Esquerda, venho vos falar, nesta sessão solene, dos 40 anos do 25 de Abril...

Bem para mim falar do 25 de Abril, ocorre-me um programa, um Talk-Show do Batista Bastos, Conversas Secretas, em que  o mesmo fazia a mesmas pergunta a todos os convidados:

- “Oh, Oh Avelino, onde é que estavas no 25 de Abril?”

Bem perante esta pergunta, só tinha uma resposta “Na barriga da minha mãe”...

Mas mesmo dentro da barriga da minha mãe, esse dia foi um dia muito confuso, ninguém parava em casa, ninguém sabia o que iría acontecer, o medo de uma guerra civíl, mas ao mesmo tempo a esperança da mudança.

Mudança de um regime que oprime, persegue e castiga os seus opositores, deitado abaixo por militares.

Os capitães de Abril, de que tanto ouvimos falar, Salgueiro Maia, Otelo Saraiva de Carvalho, entre tantos, tantos outros.

                Se estes são os herois de abril, quero vos falar de outros herois... herois contra o regime, pessoas que se sacrificavam, que eram presas e torturadas, simplesmente por não concordar, por vezes até falarem algo, no sitio, na hora errada.

Jaime Martins Carrasqueira, falecido, natural de Pegões, meu avô, preso 2 anos e meio.

Uma figura mais conhecida desta cidade, José Cipriano Pisco, falecido, preso 2 anos.

Sebastião Capilé, (aqui presente, residente no Montijo) preso num total de 8 anos, e muitos, muitos... muitos outros... que poderiamos aqui falar.

                Os Capitães de Abril, são os herois que alteraram o nosso regime, mas como já referi não são os únicos. No entanto, foi graças a eles, que o meu pai não teve o mesmo destino do meu avô. Mais tarde viemos a saber que era uma questão de dias, até ir preso e sabe-se lá quantas pessoas mais.

Nos ultimos anos as comemorações do 25 de Abril, não corresponderam de todo, aos anceios da população, nem tão pouco enalteceram esta data que se tornou crucial para a definição de um novo rumo para o nosso país, o caminho da liberdade e da democracía.

                Este ano, quero enaltecer o esforço das demais entidades oficiais, associações e colectividades envolvidas, por no Montijo, esta data, este acontecimento da nossa história recente, ter a homenagem e atenção que lhe é devida.

                E eu pergunto, foi por isto que o meu Pai lutou? Foi para isto que o meu avô foi preso? 

                25 de Abril, igualdade de direitos, quando os ricos estão cada vez mais milionários e os pobres cada vez mais pobres? Recorrendo à mão de obra cada vez mais barata com postos de trabalho precários.

                Volto a perguntar, foi por isto que o meu Pai lutou? Foi para isto que o meu Avô foi preso?

                A revolução dos ideais, idealizar um sistema de saúde gratuíto, acessivel e eficaz para todos os cidadãos! Não é isso que vemos, mas sim um sistema de saúde há muito obsoleto e ultrapassado.

                E foi por isto que o meu Pai lutou? Foi para isto que o meu avô foi preso?

                Depois de uma vida inteira de trabalho, o merecido descanço, a ser perturbado com a falta cada vez maior, de dinheiro, para a aquisição dos bens mais essensiais, como a alimentação, o direito à habitação, à medicação muito necessária.

                E volto a perguntar, foi por isto que o meu Pai lutou, foi por isto que os vossos Pais lutaram?

                Foi para isto que o meu avô foi preso, foi para isto que muitos dos vossos pais e avôs foram presos?

                Nunca, jamais, vamos ignorar o 25 de Abril, o que propunha, o que propõe e o que ha-de ainda propõr, justiça, igualdade, liberdade.

            25 de Abril Sempre!

            Viva o 25 de Abril!

Muito Obrigado!"

Mais Imagens: