Bloco, recomenda fortemente à Camara Municipal que as comemorações dos 40 Anos do 25 de Abril, seja efectuada com Sessão Solene

MOÇÃO

SESSÃO  SOLENE COMEMORATIVA 25 DE ABRIL

Assinalam-se, este ano, os 40 anos da Revolução de Abril.

Abril abriu as portas de uma cultura de cidadania responsável: direito e deveres, solidariedade

inter-geracional, igualdade entre homens e mulheres, acesso generalizado a educação, entre outros.

De entre mil cantigas de Abril vem-nos à memória uma frase batida. “Só há liberdade a sério quando houver a Paz, o Pão, Habitação, Saúde, Educação, quando houver liberdade de mudar e decidir, quando pertencer ao povo o que o povo produzir...”

Nesta ocasião de celebração fundamental para a manutenção da democracia portuguesa, torna-se urgente consciencializar as novas gerações a importância de tal acontecimento. Não só como foi marcante para tantas gerações, mas também pelas in+umeras possibilidades que Abril proporcionou aos que nasceram no pós liberdade.

A Assembleia Municipal, órgão cuja existência se encontra embrionariamente ligada ao 25 de Abril, deve associar-se às comemorações que se realizarão também no nosso Município.

Pelo exposto, a Assembleia Municipal de Montijo recomenda a Camara Municipal a realização de uma sessão solene dos 40 Anos do 25 de Abril.